Curiosidades sobre o descobrimento do Brasil
O descobrimento do Brasil não é somente um marco histórico do nosso calendário que relembramos todo dia 22 de abril. É também uma data que faz referência a vários fatos interessantes e curiosos que aconteceram durante a expedição de Pedro Álvares Cabral até chegar às terras brasileiras.
Expedição de Cabral
Cabral era o capitão-mor do Rei Manual I e por isso recebeu o poder de comandar uma frota de 13 navios composta de aproximadamente 1500 tripulantes. Todo custo era compensado pelas especiarias obtidas na expedição feita no continente africano (Cabo do Bojador, Cabo da Boa Esperança e Calecute).
Cientista na tripulação de Cabral
Era conhecido como Mestre João. Foi contratado para estudar todo continente brasileiro inclusive os astros. O primeiro estudo foi medir a latitude da terra utilizando um astrolábio de madeira. O resultado foi 17º, ficando assim perto do número correto compreendido entre 16º a 22º.
Cabral não foi o primeiro a pisar em solo brasileiro
Cerca de dois anos antes da expedição de Cabral chegar ao Brasil, Duarte Pacheco Pereira foi quem pisou pela primeira vez no solo brasileiro.
Descoberto ou achado
Muito embora se afirme que Cabral descobriu o Brasil, isso não condiz com a verdade dos fatos. O Brasil foi “achado”, pois já havia vários povos nativos que viviam por aqui desde a pré-histórica.
A primeira missa em terra firme
Aconteceu com o chamado Quinhentismo
Trechos da Carta do Mestre João (maio de 1550):
“Segunda feira, que foram 27 de abril, descemos em terra tomamos a altura do sol ao meio dia, segundo as regras do astrolábio, julgamos estar afastados da equinocial por 17º.”
Documentos
Nenhum comentário:
Postar um comentário